A sondagem de solo é um procedimento necessário que costuma ser realizado antes de implementar uma obra de engenharia, que pode ser realizada para diversos setores, como, por exemplo, na mineração ou civil, sendo elas obras de grande ou pequeno porte.
A sondagem de solo consiste em um processo de reconhecimento e caracterização do terreno, por meio de uma amostragem do solo e ensaios específicos de campo. Através da sondagem é possível levantar informações referentes às propriedades físicas do solo, que auxiliam no desenvolvimento da obra, como: identificação das diferentes camadas de solo, espessuras, profundidade de camadas rochosas, classificação de cada camada, nível do lençol freático e a capacidade de carga, resistência do solo ou até mesmo possíveis contaminações existentes no solo.
Existem vários tipos de sondagens de solo (a trado, percussão-SPT, rotativa e etc.), cada tipo é indicado para uma situação específica e um determinado tipo de terreno. Este estudo é fundamental para fundações e para qualquer projeto estrutural e deve ser complementado juntamente com um estudo topográfico do terreno de interesse.
Os resultados das sondagens de solo são apresentados através de relatório técnico, elaborado por profissional habilitado e registrado no CREA RS, contendo todos os resultados e interpretações dos ensaios (planta de localização, indicação dos pontos perfurados, perfis geológicos geotécnicos de cada sondagem, data de início e término, nível d’água quando encontrado, análise laboratorial do solo - quando necessário, diâmetros da sondagem e profundidade dos revestimentos, comprimento de cada manobra, classificação e interpretação geológica).
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.