Geologia e Consultoria Ambiental

Regimes de Exploração Mineral – Agência Nacional de Mineração (ANM)

Regimes de Exploração Mineral – Agência Nacional de Mineração (ANM)

Os recursos minerais, por princípio constitucional, constituem propriedades distintas do solo e pertencem à União (Artigo 176 da Constituição Federal).  Daí derivam-se as modalidades legais ou formas de aproveitamento, com os procedimentos necessários para a exploração mineral legalizada.  


Ao se realizar o requerimento de área na Agência Nacional de Mineração (ANM), existem diferentes tipos de requerimento de pesquisa mineral para se escolher e eles variam de acordo com a fase em que o empreendimento minerário se encontra:


Requerimento de Autorização de Pesquisa Mineral: É o requerimento mineral referente ao regime de aproveitamento em que são executados os trabalhos voltados para a definição, a avaliação, e a determinação da exequibilidade e do aproveitamento econômico de uma jazida. Este requerimento é realizado através do sistema Requerimento Eletrônico de Pesquisa Mineral (REPEM)​. O prazo para efetuar a pesquisa é de 01 ou 03 anos, dependendo das características especiais de localização da área e a natureza da substância mineral.  O título autorizativo é o Alvará de Pesquisa.


Requerimento de Concessão de Lavra: É realizado após a aprovação do relatório final de pesquisa da área e marca o fim da etapa de autorização de pesquisa mineral. O Regime de lavra permite que se possa extrair, beneficiar e comercializar a substância mineral identificada na etapa anterior.


Requerimento de Regime de licenciamento: É um regime de aproveitamento de substâncias minerais no qual é registrada, na ANM, uma licença expedida em obediência a regulamentos administrativos locais e que permite a extração de determinados bens minerais para aproveitamento imediato na construção civil. Este regime fica restrito à área máxima de 50 hectares e será fornecido apenas ao proprietário do solo (superficiário) onde ocorrerá a extração ou a quem dele obtiver autorização. Para esse requerimento não é necessário Alvará de Pesquisa nem mesmo apresentar Relatório Final de Pesquisa.


Permissão de lavra garimpeira (PLG): Regime de extração de substâncias minerais com aproveitamento imediato do jazimento mineral, ou seja, que por sua natureza, tem pouco volume e se distribui de maneira irregular e por isso não justifica o investimento em pesquisa mineral. São bens minerais passíveis de PLG: ouro, diamante, cassiterita, columbita, tantalita, wolframita (nas formas aluvionar, eluvionar e coluvial), scheelita, calcedônia, ágata, ametista e demais gemas, rutilo, quartzo, berilo, muscovita, espodumênio, lepidolita, feldspato, mica e outros tipos de ocorrência que vierem a ser indicados a critério da ANM.


Requerimento de Registro de Extração: É o regime que permite a extração de substâncias de uso imediato na construção civil, para utilização somente em obras públicas, sendo proibida sua venda, lavra por terceiros ou transferência para empresas privadas. O aproveitamento mineral por registro de extração é limitado à área máxima de cinco hectares. O prazo é determinado a juízo da ANM, considerando as necessidades da obra a ser executada e a extensão da área objetivada no requerimento.


Em todas essas modalidades de exploração mineral, o objetivo é a obtenção de um título que credencie seu possuidor ao aproveitamento do recurso mineral.


SOLICITE UM ORÇAMENTO

Fale Agora com um Especialista

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.