Geologia e Consultoria Ambiental

Processo de outorga do uso de água no Rio Grande do Sul

Processo de outorga do uso de água no Rio Grande do Sul

Você sabe o que é outorga do uso de água? Você sabe como funciona o processo de outorga do uso de água no Rio Grande do Sul? Conhece o que é preciso para conseguir a autorização? Sabe onde buscar informações? Nesse blog post falaremos a respeito do processo de outorga do uso de água no estado gaúcho.

Para que um indivíduo ou organização possa fazer uso da água, é necessário que o mesmo realize uma solicitação, da qual o Poder Público poderá conceder a autorização ou negá-la. Esse é um preceito que está estabelecido na Carta Magna, em que estabelece os poderes públicos municipais, estaduais e federais como reguladores e fiscalizadores do meio ambiente, do qual os recursos hídricos estão presentes.

Segundo a Lei Estadual 10.350, no Artigo 29, toda e qualquer organização ou empreendimento que fará uso dos recursos hídricos, de modo a alterar o seu estado, seja de modo qualitativamente ou quantitativamente, deverá primeiramente solicitar o direito, no caso a outorga, para que possa fazer o devido uso.

Além disso, posteriores normas foram sendo estabelecidas, como o Decreto Estadual nº 37.033, que estabeleceu os princípios essenciais para que fosse outorgado o direito de uso da água.  Também destaca-se o Decreto Estadual nª 42.047, que determinou os procedimentos necessários para garantir a conservação e a preservação dos aquíferos e águas subterrânea no território gaúcho.

Atualmente, os órgãos públicos reguladores estão buscando modernizar o processo de outorga do uso de água no estado. Nesse sentido, foi criado o Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul, também conhecido como SIOUT RS, que busca informatizar e desenvolver melhorias no gerenciamento dos recursos hídricos do estado. 

Esse sistema é um importante instrumento tanto para a sociedade quanto para o poder público. Em relação à sociedade, o sistema de outorga gaúcho deixou o processo de solicitação muito mais simples e facilitado, além de trazer transparência e agilidade. Já para o poder público, o sistema é um suporte altamente eficaz, que permite definir assertivamente os esforços públicos para uma gestão eficiente dos recursos hídricos, cuidando do presente e planejando o futuro dos gaúchos. 

Na MOL Geologia e Consultoria Ambiental você tem acesso a profissionais de alto nível para sanar todas as suas dúvidas a respeito do processo de outorga no Rio Grande do Sul.

Entre em contato conosco!

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Fale Agora com um Especialista

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.