O mapa potenciométrico, também conhecido como mapa piezométrico, é a principal ferramenta que se tem para estudar o fluxo de água subterrânea. O estudo da circulação hídrica subterrânea é de fundamental importância na gestão integrada dos recursos hídricos.
Para sua elaboração é necessário conhecer a cota da superfície do terreno e possuir a medida do nível estático do aquífero, que pode ser obtido através da rede de poços de monitoramento (NBR 13895/1997). Para a determinação do sentido do fluxo de água subterrânea também podem ser utilizados outros métodos, como: traçadores radioativos e métodos geofísicos.
Em áreas com o solo suspeito de contaminação e/ou com a existência de mais de um aquífero, um dos quais suspeito de contaminação, as perfurações dos poços de monitoramento devem ser conduzidas de maneira a evitar a contaminação do(s) aquífero(s) não comprometidos. O resultado final deste estudo é um mapa demonstrativo da área de interesse representando a direção do fluxo da água subterrânea de acordo com a morfologia do terreno e níveis da água.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.