O levantamento Planialtimétrico é o levantamento topográfico de uma determinada área, que tem como objetivo conhecer a superfície do terreno com precisão. É através do levantamento Planialtimétrico que identificamos as medidas planas, ângulos, diferenças de nível da área, limites, confrontantes, amarração e posicionamento.
Para o levantamento das medidas e cobertura do terreno são utilizados alguns métodos, como: drone, RTK, estação total. O método escolhido no levantamento planialtimétrico irá depender do tipo de terreno, densidade de vegetação e variação altimétrica. Dependendo do tipo de terreno os métodos poderão ser associados, para maior exatidão dos resultados.
As aplicações do levantamento planialtimétrico são variadas, podendo ser utilizado em projetos de estradas, barragens, construções civis, loteamentos, mineração, retificações de áreas, unificação de matrículas para apresentação no Registro de Imóveis e Prefeituras para obter a liberação de uma determinada área e etc.
O levantamento planialtimétrico deve ser desenvolvido por um profissional tecnicamente habilitado, devidamente registrado em seu conselho de classe e realizado com equipamentos de precisão específicos e deve ter como base a norma NBR13133. O resultado final deste levantamento é uma planta, memorial descritivo quando necessário, e o relatório técnico contendo todas as informações da execução do serviço acompanhado da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.