Após o estudo locacional do poço a ser perfurado, autorização prévia para perfuração já emitida pelo órgão competente para a permissão da obra e o projeto do poço baseado na norma NBR 12.212 (projeto de poço tubular), pode-se iniciar a construção do poço com empresa especializada e para isso devem ser seguidas algumas etapas na construção:
Inicia-se pela sua perfuração, o método de perfuração utilizado irá variar de acordo com o tipo de poço e o tipo de rocha a ser perfurada. O método de perfuração pode ser percussivo, rotativo ou rotopneumático. Após a perfuração, inicia-se a chamada completação, que é a colocação do revestimento, filtro, pré‐filtro e cimentação no interior do poço. A etapa seguinte é a limpeza, com o objetivo de retirar toda a lama e resíduos da perfuração de dentro do poço. E por fim, executa-se o desenvolvimento do poço, o qual tem objetivo de aumentar a condutividade hidráulica natural nas proximidades do poço, através da retirada seletiva de finos, e corrigir danos causados ao aquífero devido a perfuração (compactação, colmatação, etc.). Após concluídas essas etapas, instala-se os demais equipamentos de operação e controle: equipamento de bombeamento, hidrômetro, tubo de medição de nível de água e o poço está pronto para a realização do teste de bombeamento e sua desinfecção, para então seguir para a solicitação da sua outorga.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.