Dentre toda documentação necessária para solicitação de outorga de poço, a análise de água é uma das mais importantes e obrigatória, pois é através dela que se tem o conhecimento das propriedades físico-químicas do aquífero.
Esta análise é de suma importância para a identificação de uma possível contaminação e também para o correto aproveitamento do uso da água subterrânea, e deve ser realizada em todos os tipos de poços.
A análise de água para outorga deve seguir a legislação vigente, como as normas da Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde, de 12 de dezembro de 2011, que regulamenta a avaliação de diversos parâmetros, como compostos orgânicos e inorgânicos presentes na água.
A análise físico-química e bacteriológica da água do poço deve ser realizada e emitida por laboratório qualificado, e é obrigatório a analise seguintes parâmetros, podendo o Órgão competente solicitar outros, dependendo da finalidade de uso da água:
Análise físico-química:
-Condutividade elétrica (µS/cm)
-Temperatura (ºC)
-Sólidos totais dissolvidos (mg/L)
-pH
-Cálcio (mg/L)
-Cloreto (mg/L)
-Dureza total (mg/L)
-Ferro total (mg/L)
-Fluoreto (mg/L)
-Nitratos (mg/L)
-Nitritos (mg/L)
-Potássio (mg/L)
-Sódio (mg/L)
-Sulfato (mg/L)
-Magnésio (mg/L)
-Alcalinidade total (mg/L)
-Manganês total (mg/L)
-Cromo (mg/L)
-Zinco (mg/L)
-Cobre (mg/L)
-Alumínio (mg/L)
-Cádmio (mg/L)
-Nitrogênio total (mg/L)
-Chumbo (mg/L)
-Turbidez (NTU)
-Cor (U.C.)
-Carbonatos (mg/L)
-Bicarbonatos (mg/L)
Análise bacteriológica:
-Coliformes totais
-Coliformes fecais
-Bactérias heterotróficas
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.